Internet rápida para todos até 2020 na Suécia



O governo sueco anunciou que 90% dos lares suecos terão acesso a uma conexão de internet de 100 megabits por segundo até 2020. O anúncio ocorre pouco depois de a Finlândia estabelecer o acesso à banda larga como direito fundamental de seus cidadãos e garantir que todas as famílias terão acesso a conexões velozes até 2015.

Segundo a ministra da infraestrutura da Suécia, Åsa Torstensson, a decisão do governo se deve ao fato de a internet estar se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento econômico e social. "O dinamismo e inovação que existem no mercado vão ser valorizados e incentivados. Isto significa que são necessários esforços de todos, indivíduos, empresas e setor público, se quisermos ter sucesso", disse a ministra ao Telegraph.

Segundo o site Tech Crunch, a Suécia é uma dos países mais conectados da Europa, com cerca de 89% das famílias suecas com acesso à internet. No entanto, a velocidade de conexão mínima atual é de apenas 20 kilobits por segundo.

A geografia e a demografia do país, segundo a ministra, tornam a internet rápida uma necessidade, não um luxo. "Embora o acesso banda larga na Suécia seja bom em geral, ainda temos milhares de famílias e empresas que não têm acesso à banda larga hoje. A Suécia é um país de baixa densidade populacional, com uma forma alongada. A necessidade de banda larga é tão grande nas zonas rurais como em outras partes do país", explicou Torstensson.

Ainda segundo a ministra, a meta do governo é de que, até 2015, pelos menos 40% das conexões suecas já atinjam a velocidade estipulada.

Geek / Terra



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: