Brasil tem que seguir o modelo das Internet gratuita de Campo Bom



Desde que foi implantado, em novembro de 2009, o programa W-Wirelles, que oferece internet grátis a 100% da população em Campo Bom, vem atraindo a atenção de administradores de muitos municípios da região e de todo o estado. “São tantos município que tem entrado em contato com a gente por telefone e pessoalmente que já perdemos a conta”, afirma o coordenador do Departamento de Informática do Município, Fabiano Boff. “Por ser uma inovação no Brasil, sendo o primeiro município que cobre 100% do seu território com o sinal wirelles, temos atraído a atenção de muitas administrações municipais que querem saber da parte técnica e logística do processo de implantação desse programa”, confirma Boff.

Entre os municípios que já compareceram em Campo Bom para conhecer o W-Wirelles, estão administradores municipais de Bagé, Gravataí, Farroupilha, Nova Hartz, além de muitos outros que procuram informações por telefone. “É bom ver que Campo Bom serve como um exemplo positivo de inclusão digital e democratização da informação através de seu programa de internet gratuita para a população”, comemora o prefeito Faisal Karam.

Entre os administradores que estiveram em Campo Bom conhecendo de perto o programa, está o prefeito do município de Mariano Moro, Ivan Devensi, que esteve na cidade semana passada. Ele pretende implantar programa semelhante em sua cidade, no noroeste do estado, a cerca de 400 quilômetro de Campo Bom. “Fiquei sabendo através de contatos na Assembléia Legislativa do Estado que Campo Bom está com um programa inovador que oferece internet gratuita para a população e fiquei interessado em implantar algo semelhante no nosso município”, conta Devensi. O prefeito garante que os planos são mais modestos para a cidade de cerca de 2.500 habitantes, a maioria vivendo na área rural do município. “A ideia é levar o sinal gradualmente para a nossa população, pois sabemos que a comunicação é essencial para o desenvolvimento econômico e social de um município”, conta o prefeito.

Desde sua implantação, em outubro, o programa W-wirelles já conta com mais de 4 mil pessoas cadastradas na prefeitura de Campo Bom que estão aptas a receberem o sinal gratuito, 24 horas, por meio das 14 torres de distribuição espalhadas pelo município. Para o cidadão campo-bonense receber o sinal gratuito é necessário efetuar seus cadastro na prefeitura, onde recebe um login e uma senha de acesso. Para ter acesso ao sinal é necessário que o cidadão possua um equipamento de recepção wirelles ou uma antena instalada em sua casa ou computador.(Ass.PMCB)

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: