Área pública de acesso livre à internet em Igarapé-Açu



Já caía a noite em Igarapé-Açu, região do Guamá, quando a governadora Ana Júlia Carepa descerrou a placa de inauguração do infocentro da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro do 40, neste sábado (17).

Ana Júlia, acompanhada do secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Maurílio Monteiro, do secretário-adjunto da Sedect, João Weyl, do presidente da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Renato Francês, e da prefeita de Igarapé-Açu, Sandra Uesugi (PR), entregou à comunidade um espaço climatizado, equipado com 13 computadores interligados à internet por meio do NavegaPará, maior programa de inclusão digital do Brasil.

Sérgio Paixão, presidente da Associação do Bairro do 40, agradeceu à governadora "por ter olhado pelo povo de Igarapé-Açu" e se comprometeu em mobilizar os moradores para utilizar o infocentro como fonte de pesquisa e informação.

A governadora Ana Júlia anunciou que os dois monitores que farão a supervisão e darão as instruções sobre informática básica e de como navegar na internet serão escolhidos dentro da própria comunidade, que passarão por cursos de treinamento e capacitação, oferecidos pelo Governo do Estado. "Aproveitem bem esse infocentro e o vejam como uma oportunidade que estamos dando à população que há muito vinha sendo esquecida pelas autoridades", frisou a governadora.

Em seguida, Ana Júlia e sua comitiva partiram para a inauguração do 97º infocentro do NavegaPará no Estado. Dessa vez, o Movimento Articulador de Políticas Públicas de Igarapé-Açu (MAPPI), localizado na avenida João Pessoa, será o endereço onde os moradores do bairro e arredores encontrarão um espaço refrigerado, ordenado, gratuito e equipado com 15 computadores. Monitores estarão à disposição da comunidade para dar instruções.

Tonildes Ataíde, presidente do MAPPI, vê a implantação do infocentro como um ato de grande importância, de onde serão colhidos bons resultados. "É uma conquista do movimento popular de Igarapé-Açu. Aqui o povo tem vez e voz", disse o presidente.

Ao saber da quantidade de inscritos no infocentro do MAPPI para o curso de informática básica, uma das modalidades oferecidas nos infocentros, a governadora do Estado comemorou e conclamou a população de Igarapé-Açu para participar e procurar ainda mais os infocentros instalados no município. Em apenas cinco dias, já foram contabilizadas 290 inscrições e, de acordo com a programação do presidente da Prodepa, Renato Francês, a expectativa de atendimento no infocentro será de duas mil pessoas por mês.

"Isso demonstra a força de um projeto vitorioso como o NavegaPará e também a importância que a instalação de infocentros em áreas carentes de vários municípios paraenses representa para comunidades que nunca antes tinham sonhado em manusear computadores, muito menos de terem acesso à internet de qualidade e em alta velocidade", avaliou a governadora Ana Júlia.

A meta é instalar, até o final 2010, 150 infocentros em 61 municípios paraenses. Mas o NavegaPará é um projeto ainda maior, pois, além dos infocentros, interliga órgãos de governo, como delegacias, hospitais, núcleos da defensoria pública, e ainda mais de 500 escolas, entre estaduais e municipais.

O titular da Sedect, Maurílio Monteiro, esclarece que os investimentos de cerca de R$ 70 mil em cada infocentro servem para montar a estrutura física, construção do espaço, instalações elétricas, entre outros. Mas, para o secretário, a rede de parceiros é ponto fundamental para que o programa tenha sucesso, como o Banco da Amazônia, que assume os gastos com pagamento dos bolsistas e monitores, e o Banpará que paga a conta de energia consumida nos infocentros.

"Quando instalamos um infocentro em uma comunidade carente, seria injusto e improdutivo repassar os custos do projeto para a comunidade que há tanto passou por dificuldades. Por isso, solicitamos à Rede Celpa, outra parceira nossa, que isole o consumo de energia vindos dos nossos infocentros do consumo geral da associação, centro comunitário, igreja ou outro local onde instalamos nossa estrutura. Dessa forma, a comunidade usufrui dos nossos serviços sem que sejam onerados na conta de energia", explicou Maurílio.

Cidade Digital - Igarapé-Açu, município distante 117 quilômetros de Belém, se tornou, na noite deste sábado, a mais nova Cidade Digital do NavegaPará. A antena foi instalada na praça das Nações Unidas, centro de Igarapé-Açu, onde a governadora Ana Júlia e sua equipe de governo inauguraram mais um ponto de acesso livre e gratuito de internet.

"Aqui, a população que tiver a tecnologia de internet sem fio nos seus computadores, ou mesmo em aparelhos de celular com essa função, poderá acessar à rede mundial de computadores, em uma velocidade e qualidade superior a muitos serviços pagos", disse Ana Júlia Carepa, enquanto atualizava seu microblog a partir dos computadores instalados na praça das Nações, de onde a comunidade pôde conhecer os serviços do NavegaPará e da internet.

A governadora do Pará ainda esclareceu que, por uma orientação sua, a rede do NavegaPará, seja em infocentros ou em áreas livres de internet, bloqueia o acesso a sites impróprios, como de pornografia e violência, pois em nada contribuem para a formação do cidadão.


[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: