Marituba Cidade Digital



A comunidade da invasão Che Guevara, em Marituba, uma das maiores do Pará, ganhou um infocentro público na tarde desta quarta-feira (21). Foi o infocentro de número 96 inaugurado pelo programa NavegaPará, do Governo do Estado - outros 36 estão em implantação.

"Este espaço é muito mais que uma sala de aula para inclusão digital", destacou o secretário estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro. "É um espaço de cidadania, de informação, de qualificação, de democracia. É, enfim, um espaço de inclusão social."

O Infocentro Che Guevara tem nove máquinas, e atenderá à comunidade com internet gratuita, e também cursos básicos de informática. Foi o sétimo infocentro inaugurado em Marituba, que também é uma Cidade Digital (com internet livre na praça principal).

Maurílio Monteiro destacou que o NavegaPará, além de internet e cursos gratuitos, integra por internet de alta velocidade mais de 1.500 órgãos públicos em todo o Estado; viabiliza novas ações de segurança e saúde; e, entre outros serviços, tem o NavegaFone, que, pelo Voip (voz sobre internet), transforma as ligações entre órgãos públicos em ramais, a custo quase zero, em todo o Pará.

O secretário disse ainda que o NavegaPará se insere num projeto amplo do Governo Popular, de induzir um novo modelo de desenvolvimento no Estado, que tem como um dos pilares a valorização do conhecimento, da ciência e da inovação como agentes de competitividade.

O NavegaPará acontece a partir de dois convênios básicos: com a Metrobel (rede de fibra óptica na Região Metropolitana de Belém, coordenada pela Universidade Federal do Pará) e com a Eletronorte, que cedeu ao Governo do Estado os dois mil quilômetros de fibra óptica no Pará.

Também prestigiaram a inauguração no Che Guevara o titular da Secretaria de Estado da Fazenda, Vando Vidal; o diretor-presidente da Empresa de Processamento de Dados do Pará, Renato Francês; o diretor de Planejamento da RedeCelpa (parceira no NavegaPará), Álvaro Bressan; o vice-prefeito de Marituba, Professor Poeta; e vários vereadores do município, entre outras autoridades.



[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: