Cidade Digital



Muitos adotam o termo Cidade Digital, para os municípios em que o Poder Público por meio de algum programa disponibiliza o acesso a Internet gratuita implantando redes Wifi (wireless). Mas seria somente isso, uma ação única que tornaria um município a ser identificado como uma Cidade Digital. Seguindo este conceito, errado, podemos identificar diversas ações pelo Brasil, principalmente em pequenos municípios, nos quais diversos fatores facilitam a implantação deste tipo de projeto, exemplos estes que não deixam de ser uma boa iniciativa.

Só que um Município não pode ser considerado como uma Cidade Digital com uma ação somente, para ser considerado como uma Cidade Digital o Município tem de ter um conjunto de ações por meio digital a ser ofertado a população. E quais seriam estes serviços?

Podemos destacar algumas ações como:
- Emissão de Certidões Negativas;
- Informações Municipais;
- Criação de uma Rede municipal a qual todos os setores do Município se comuniquem;
- Criação de espaços Públicos de Inclusão Digital;
- Disponibilização de acesso publico a Internet.


Com isso podemos afirmar que, não seria uma única ação que tornaria um município em uma Cidade Digital.
Agora vamos analisar Vitória e verificar quais ações Digitais estão sendo
disponibilizadas aos seus munícipes.

Vamos começar pelo portal da PMV na Internet, este portal foi recentemente remodelado tornando muito mais simples sua navegação, onde podemos encontrar diversos serviços para o cidadão, empreendedor e servidor do Município tais como:

Cidadão:
- Andamento de processos;
- Caderno de encargos;
- Declaração de ISS;
- Nota fiscal eletrônica;
- Documentos de arrecadação;
- Espelho cadastro imobiliário;
- Impressão alvará/licença;
- Itinerários de ônibus;
- Leis municipais;
- Certidão de débitos.

Empreendedor:
- Espelho cadastro imobiliário;
- Impressão alvará/licença;
- Espelho cadastro mobiliário;
- Leis municipais;
- Certidão de débitos;
- Andamento de processos;
- Caderno de encargos;
- Declaração de ISS;
- Nota fiscal eletrônica;
- Documentos de arrecadação.

Servidor:
- Leis municipais;
- Certidão de débitos;
- Andamento de processos;
- Contracheque on-line;
- Declaração de ISS.

Outro serviço disponibilizado no portal da PMV e o Geoweb – Serviço de Geoprocessamento da Prefeitura de Vitória.

Na parte de infra-estrutura o Município de Vitória conta com uma Rede de Fibra Óptica conhecida como METROVIX com a qual todos os prédios públicos em breve estarão totalmente interligados. Hoje estamos com 68%, 194 dos 280 prédios públicos, conectados a rede e ao final de 2010 alcançaremos 100%. Contamos também com 6.200 estações de trabalho.

Na área da Saúde a PMV vem desenvolvendo um sistema próprio de gestão, no qual, já está em funcionamento os módulos de controle de farmácia e agendamento de consultas, e em fase final de desenvolvimento o modulo de prontuário eletrônico. Sistema de controle de focos da dengue, onde as informações são coletadas em campo com smartphones e enviadas a um sistema de Geoprocessamento.

Na Educação contamos com laboratório de informática em todas as escolas do município, onde é utilizado uma distribuição customizada do Debian, a qual leva o nome de VixLinux, algumas escolas já contam também com a Lousa Digital.

Na Segurança Pública Vitória conta hoje com 09 pontos de vídeo monitoramento instalados e até o final de 2010 serão 43, todos interligados a METROVIX.
Na área de Transporte contamos com toda a frota de ônibus monitorada via satélite.
Na Inclusão Digital contamos com 22 unidades de Telecentros, abertos a comunidade e microempresários. Possui mais de 20.000 usuários cadastrados e mais de 10.000 horas de acesso orientadas a Internet mensalmente, além de cursos de introdução á informática, pacote escritório (brOficce), montagem e manutenção de computadores.

Conta ainda com uma metareciclagem que recebe os equipamentos e prepara para que sejam utilizados pelos Telecentros, cuidando assim do lixo
digital, um problema atual. O município de Vitória conta hoje com um programa de disponibilização de acesso gratuito a Internet por meio de uma rede sem fio, chamado de Vitória Digital onde no momento conta com 04 pontos de distribuição do sinal, localizados em dois bairros do município e iluminando 02 praças.

Na parte da legislação Vitoria foi a primeira capital brasileira a ter uma lei de Ciência, Tecnologia e Informação.

Mediante tudo que foi relatado acima podemos afirmar que VITÓRIA É VERDADEIRAMENTE UMA CIDADE DIGITAL.

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: