Piraí e um exemplo de cidade digital



Piraí é exemplo da importância que o acesso à internet em banda larga tem para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e do país. A comparação, que nos enche, os piraienses, de orgulho, foi feita pelo Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e futuro presidente da Telebrás, Rogério Santanna, em entrevista exclusiva ao portal G1, do Sistema Globo, ao falar do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Confesso que a citação soa como música aos meus ouvidos e como mais uma confirmação de que Piraí fez a escolha certa ao decidir investir, 10 anos atrás, no Projeto Piraí Digital, do qual fui Coordenador-geral. O resultado está aí: Piraí é a única cidade no Brasil com o título Top Seven Intelligent Communities (As 7 cidades mais inteligentes do mundo), é a primeira a distribuir notebooks a cada aluno e professor da rede municipal de ensino, recebeu chancela da Unesco como exemplo de democratização ao acesso á informação e tem sido modelo de implantação de cidades digitais, no estado do rio e no Brasil. Tudo graças ao sucesso do Projeto Piraí Digital.

Na entrevista ao G1, Rogério Santanna citou dados do IBGE mostrando que dos 5.564 municípios do Brasil apenas 122, ou 9%, são cidades digitais e que a expectativa do Governo Federal é de que pelo menos 500 novas cidades digitais sejam criadas até 2014 e que as já existentes sejam potencializadas.

“As cidades digitais são formadas pela integração de serviços públicos e a disponibilização de acesso de internet de banda larga à população. Um exemplo bem-sucedido é a cidade de Piraí, no Rio de Janeiro, que teve melhora de seus índices socioeconômicos desde que passou a fornecer acesso gratuito aos moradores e a integrar os serviços públicos municipais por uma rede sem fio”.

Santanna lembra que as cidades digitais são um projeto lucrativo e que só a economia com despesa de telefone o município paga o custo da implantação da banda larga. O plano do governo, frisa a reportagem do G!, é levar internet de banda larga a 40 milhões de domicílios até 2014. Atualmente, são atendidos apenas 11,9 milhões de domicílios



[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: