Cidade Digital - acesso gratuito a internet banda larga nos municípios



Dentro de um ano, a cidade deverá estar incluída num pequeno grupo de 160 municípios brasileiros, do total de 5.564, que vão disponibilizar internet grátis banda larga para a população. O programa Cidade Digital, do Ministério da Comunicação, será viabilizado em Passo Fundo, através de uma emenda parlamentar do deputado Beto Albuquerque, já garantida no Orçamento da União para 2010, no valor de R$ 400 mil reais.


A prefeitura dará contrapartida de R$ 80 mil no projeto. O objetivo é proporcionar acesso gratuito a internet via rede sem fio para os passo-fundenses. Inicialmente será coberto 40% do território do município. Conforme o deputado Beto Albuquerque, para conseguir acessar a internet pública, o usuário irá precisar ter uma senha, que será disponibilizada através de um cadastro feito pela própria prefeitura.

Segundo Beto, com o aporte de recursos disponível, a prefeitura já pode firmar convênio para que a liberação desse dinheiro ocorra, possibilitando a implantação do sistema em nossa cidade.

Estudos já estão sendo feitos pela Secretaria de Planejamento. Para funcionar, deverão ser instaladas torres de internet banda larga em pontos estratégicos. O usuário, além da senha deverá ter um computador que esteja tecnicamente preparado para receber o sinal sem fio, transmitido pelas antenas via ondas de rádio. Em sua grande maioria os notebooks e os demais computadores portáteis já possuem essa tecnologia e estão prontos para receber o sinal.

O projeto Cidade Digital já está em desenvolvimento em algumas cidades brasileiras, mas ainda em fase de implantação, como é o caso de Santa Maria, Cachoeirinha e Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Como é recente, ainda não há um município brasileiro que já possua esse sistema em uso pela população. Mas temos vários exemplos de como funciona aqui mesmo em Passo Fundo.

A Câmara de Vereadores, o Shopping Bella Cittá e a Universidade de Passo Fundo, são alguns dos pontos que já disponibilizam rede sem fio para acesso público. Cabe lembrar que nesses locais, cada órgão define as regras para a utilização do serviço.

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: