Banda Larga Gratis na Cidade de São Paulo


Banda Larga Gratis na Cidade de São Paulo, propaganda do PT.

Continue Lendo

Antenas caseiras para Wireless - WIFI


Esta é a Sinha`ntena, uma antena super simples e com um ganho muito bom construida com uma lata de Óleo de soja não transgênica.

[LINK]

Continue Lendo

Reportagem da EPTV sobre a Internet WI-FI gratuita em Pedregulho


Reportagem que passou na EPTV sobre a Internet WI-FI gratuita em Pedregulho-SP.

Continue Lendo

Cidades com cobertura 100% wireless

Três cidades brasileiras têm cobertura 100% wireless: a amazonense Parintins, a fluminense Piraí e a paulista Sud Mennucci. Embora esteja no meio da floresta, Parintins oferece o benefício a mais de 100 000 pessoas. Piraí tem apenas 24 000 moradores. Sud Mennucci não alcança sequer 8 000 habitantes.

Em Parintins, o atual presidente da Intel, Craig Barret inaugurou pessoalmente a rede 100% Wi-Max, A tecnologia foi desenvolvida por um pool de empresas, lideradas pela Intel e pela Nokia.



Porto Alegre e Belo Horizonte oferecem acesso grátis em alguns pontos da cidade, e recentemente a Praia de Copacabana no Rio de Janeiro passou oferecer tal comodidade.



Poucas cidades no mundo podem acessar Wi-Fi de graça. Boa parte dos municípios que contam com tal facilidade cobra algum tipo de taxa.


Piraí foi citada em um artigo da NewsWeek: A Humilde Cidade Digital (THE HUMBLEST DIGITAL CITY) em 2004 implantou o sistema wireless para seus 23.600 moradores privilegiados.

Continue Lendo

A Cidade Digital gera conhecimento e renda


Expectativa com a implantação do programa promovido pelo Governo Municipal.

Acesso ao conhecimento através da inclusão digital e geração de renda com convênios de suporte com as lan houses. Estes são dois dos principais aspectos que já estão gerando expectativa com a implantação do programa Cidade Digital, promovido pelo Governo Municipal de Feira de Santana visando o acesso gratuito à Internet em qualquer canto da cidade.

Ainda em fase experimental, o programa se consolida nos próximos dias, quando o domínio de registro na Internet deverá ser liberado pela Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Na Internet, o domínio solicitado, para confirmação em 48 horas, prazo que se expira nesta sexta-feira (24), é www.feiradesantanacidadedigital.com.br e www.feiracd.com.br

Enquanto isso, a Prefeitura continua expandindo a rede pela cidade, com o sinal já chegando aos bairros Feira X, Muchila, Rua Nova, Jomafa, Conjunto Luiz Eduardo Magalhães e a praça de alimentação Gilson Pereira, na avenida Getúlio Vargas.

Para os usuários da Internet, principalmente quem não dispõe do serviço em casa em função dos altos custos para acesso, a oferta do sinal gratuito pela Prefeitura vem modificar definitivamente o perfil da clientela. "A iniciativa do governo vem socializar a informação, dando às pessoas de menor poder aquisitivo o acesso ao conhecimento através da internet", ressalta a estudante de economia Egla Ray, residente na rua A, número 1, Conjunto Feira X, primeira comunidade a desfrutar do benefício, em fase de implantação este mês.

A mesma opinião é da estudante Ligiane Costa Santos, freqüentadora assídua de lan houses. "A Internet, hoje, é uma ferramenta imprescindível para os estudos, para realização de pesquisas. Só que muitas pessoas que usam as lan houses limitam o tempo de uso do equipamento em função dos altos custos. Agora a situação deverá mudar bastante, além da internet passar a ser um recurso de lazer mais freqüente para todos", frisou.

O programa Cidade Digital gera expectativas até mesmo para quem vive de lan house. Viviane da Costa Soares, funcionária da Via Direta Internet, aposta em maior aquecimento do setor a partir da liberação oficial da Internet da Prefeitura. Isto porque a empresa onde trabalha poderá optar por prestar o serviço gratuito à comunidade, através de convênio com o Município.

A contratação de lan houses espalhadas pela cidade ainda está em fase de definição pela Procuradoria Geral do Município visando buscar uma forma de contrato entre a administração municipal e estas empresas de forma a beneficiar um maior número possível de populares.

Já o acesso à Internet nas comunidades onde o sinal está entrando em funcionamento é simples. Basta a pessoa que desejar o serviço comprar uma antena para internet em uma loja de eletrônicos, instalar o equipamento e direciona-lo para a antena distribuidora da Prefeitura em seu respectivo bairro. Automaticamente aparecerá a página de domínio da Prefeitura. Até o momento o acesso é direto, mas a partir do registro do domínio as pessoas terão que se cadastrar pela própria Internet. Tudo de forma gratuita.

Fonte: http://blogbahia.blogspot.com


Continue Lendo

Wi-Fi gratuito

Se você vai viajar e pretende encontrar na cidade de destino uma conexão Wi-Fi gratuita para usar seu notebook. Wifi.com é a solução que você precisa, com ele você pesquisa hotspots Wi-Fi gratuitos em milhares de cidades, incluindo cidades brasileiras e portuguesas, permitindo que você acesse a internet gratuitamente.


Para pesquisar os pontos de acesso Wi-Fi gratuitos, basta acessar a página de pesquisa do Wifi.com, digitar o nome da cidade e clicar em “find”.

O resultado será apresentado de duas formas, uma lista com todos os hotspots encontrados e um mapa exibindo a localização dos pontos de acesso Wi-Fi.

Clicando em um ponto de acesso Wi-Fi no mapa você pode incluir um ponto de saída para traçar a rota no mapa até o hotspot, feito isso basta imprimir a rota traçada para se orientar no caminho até o ponto de acesso Wi-Fi.

Wifi.com também disponibiliza um cliente desktop para Windows e Mac que você pode usar para encontrar e conectar facilmente conexões Wi-Fi próximas a você.

Wifi.com.

Fonte: softdownload.com.br

Continue Lendo

Internet sem fio na Universidade Estadual de Maringá ficará pronta em agosto

Até o início de agosto, acadêmicos e professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) poderão conectar seus notebooks de qualquer ponto do câmpus à internet de alta velocidade, gratuitamente.

A instalação está acontecendo oito meses após do sistema ter sido anunciado pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto.

Cerca de 280 rádios já chegaram e estão sendo instalados em pontos estratégicos do câmpus, que vão possibilitar o uso de internet nas salas de aula, biblioteca, cantina e no pátio. Os alunos que morarem próximo à universidade também poderão se beneficiar com a internet grátis em casa.



O novo sistema de internet sem fio (wireless) está sendo implantado em todas as universidades estaduais, começando pela Faculdade de Economia de Apucarana (FEA).

De acordo com o presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Vanderlei Iensen, a implantação do sistema é feita com parte dos R$ 18 milhões liberados no fim do ano passado para a UEM, pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Os recursos são do Programa Universidade em Movimento.

O diretor do Núcleo de Processamento de Dados (NPD), Hélcio do Prado, que está definindo os pontos para instalação dos rádios, disse que todos os usuários deverão ter uma senha para se beneficiar da internet sem fio. “É uma questão de segurança”, diz.

Apesar de o novo sistema atingir toda a área do câmpus, a UEM manterá o sistema convencional, que hoje tem mais de 5 mil computadores conectados e ganhará 1.600 na próxima semana.

Fonte: Diario do Norte do Parana - Luiz de Carvalho
carvalho@odiariomaringa.com.br

Continue Lendo

Queimados - RJ está mais próximo de se tornar mais uma Cidade Digital

O município de Queimados está cada vez mais próximo de ser o pioneiro da Baixada Fluminense a se tornar uma Cidade Digital. Nesta terça-feira, 21 de julho, chegou 100% do material para a instalação da internet sem fio no município. A Prefeitura investiu mais de R$ 400 mil na compra do maquinário que já começou a ser instalado. Todo o material é da marca Motorola, modelo Canopy.
A primeira fase do Projeto Queimados Digital é interligar todos os órgãos municipais através da infovia, intranet via rede sem fio. Todos os órgãos terão a instalação pronta em no máximo 90 dias. A freqüência será de 5.7 Ghz com navegação de 7 Mb. A população terá o benefício até o final do ano, com internet Wi-fi de 2.4 Mb nas duas praças públicas e no TeleCentro que ficará pronto até o final de agosto.


Para a distribuição da internet será utilizada somente uma torre de freqüência que espalhará a rede nos 78km² do município.

Escolas Municipais recebem computadores novos

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Governo Federal, 20 escolas municipais foram selecionadas para receber computadores novos através do Programa Nacional de Informatização (ProInfo). As escolas Waldique Conegundes e Pastor Arsênio Gonçalves já receberam, cada uma, cinco computadores.

Mais duas escolas foram selecionadas e estarão com os maquinários em uso até o inicio do mês de setembro. São elas: Escola Municipal Maria Corágio Pereira Xanchão e Escola Municipal José Anastácio.

As escolas do município de Queimados terão 100 computadores novos e a internet será instalada dentro do prazo de 90 dias.

Fonte: http://queimados-rj.blogspot.com

Continue Lendo

WiMax sem fios de grande alcance


Tecnologia está presente em mais de 150 países; No Brasil, por enquanto, o público é formado por empresas.


Ainda pouco divulgada no Brasil, a conexão à internet sem fio WiMaxé feita especialmente para grandes centros urbanos e regiões mais isoladas que não possuem cabos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, algumas empresas já adotaram esse tipo de acesso, que já decolou em mais de 150 países mundo afora. Se interessou? Então assista à matéria que produzimos e conheça mais sobre conexão WiMax




Continue Lendo

Facebook, e-mail e Twitter lideram a Internet



Facebook, e-mail e Twitter lideram a Internet

Continue Lendo

Conheça o Wi-Fi e o WiMax

A internet sem fio está se tornando cada vez mais comum, propagando-se pelos escritórios e casas, graças às tecnologias existentes. A rede Wi-Fi você já deve ter ouvido falar já que essa tecnologia é mais comum, mas de uns tempos pra cá outra tecnologia começou a ganhar força, aparecendo nas páginas e nas telas de veículos especializados em tecnologia, a WiMax.


Só que com mais um termo existente no mercado referente à internet sem fio, já é o suficiente para fazer uma confusão na cabeça das pessoas. E você sabe a diferença entre Wi-Fi e WiMax?

A tecnologia Wi-Fi é utilizada na maioria das conexões sem fio a internet. Sendo que um roteador é o responsável pela emissão das ondas de rádio freqüência por onde trafegam os dados. O alcance de um roteador pode variar de 50 a 150 metros, com velocidade entre 54 e 300 megabits por segundo, isso claro, dependendo do modelo do aparelho e da configuração do wimax-wifiambiente. Pois se existe uma parede ou qualquer elemento que dificulte as passagens das ondas, a velocidade acaba variando, e mais, quanto mais longe do emissor estiver, mais lenta é a transmissão dos dados.

Já a tecnologia WiMax foi criada como uma solução para ambientes externos, cidades inteiras já estão sendo cobertas pela tecnologia. Cada antena WiMax cobre até 50 km de raio, mas claro que essa emissão também está sujeita a topografia do local, construções e outros emissores que podem interferir no sinal. A WiMax permite uma velocidade de até 70 megabits por segundo. Portanto não é correto dizer que as tecnologias são concorrentes, mas que na verdade elas são complementares.

Atualmente no Brasil já existem grandes áreas cobertas tanto pela tecnologia WiMax como pela Wi-Fi, mesmo sendo a Wi-Fi apropriada para ambientes pequenos. Um exemplo disso é a Orla de Copacabana no Rio de Janeiro, que tecnologia7está completamente coberta por internet Wi-Fi. A opção está funcionando, mas segundo especialistas a instalação acaba sendo mais cara do que se o governo Carioca tivesse optado pela WiMax.

O grande problema é que a maioria dos computadores vendidos no Brasil não conseguem ainda receber o sinal WiMax. Mas essa realidade deverá em breve mudar, já que várias empresas estão oferecendo o WiMax, mesmo que de forma restrita para clientes corporativos aqui no Brasil.

Outro grande passo nesse sentido virá dos notebooks equipados com centrino2. É que a partir do ano que vem, a plataforma disponibilizará as duas possibilidades de acessos, tanto Wi-Fi como WiMax. A partir de então se espera que a experiência com a internet nunca mais será a mesma.

E o futuro? Está logo aí!

Fonte: TopNews

Continue Lendo

Hotspot , 3G, ISP e Wi-Fi

Mas por que este questionamento, segundo o título? É porque recentemente uma moça do telemarketing (ativa) da UOL, maior provedor de conteúdo e acesso banda larga (ISP) do país, me telefonou oferecendo o serviço Wi-Fi (não 3G), como assim?

Simples, eu pago uma continha mensal e terei direito de conectividade sem fio (wireless) em mais de 7 mil pontos públicos (Hotspot) sem a necessidade de um modem 3G.

Basta que meu equipamento notebook ou celular com Wifi detecte o sinal e posso ficar navegando à vontade na internet. Viu que beleza? Também por isso senti o desejo de compartilhar essa notícia, mostrando que não devemos confundir tecnologia 3G com conexão sem fios (Wi-Fi “Wireless”).

Sobre a tecnologia WIFI

Segundo a Wi-Fi Alliance, é a tecnologia de redes sem fios embarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE 802.11 (Institute of Eletrical and Eletronics Engineers).

Reza a lenda que o termo em si foi escolhido por brincadeira baseando-se no termo “Hi-Fi” (High Fidelity), por isso vem em nossa mente que Wi-Fi é Wireless Fidelity, mas não é verdade, oficialmente devemos entender e de maneira resumida que:

Wi-Fi é a tecnologia de comunicação sem fios (Wireless), onde utilizando equipamentos com padrões 802.11a/b/g podemos trabalhar com velocidades entre 11 e 108 Mpbs e com alcance entre 33 a 50 metros trabalhando em baixas frequências, o sinal é capaz de utrapassar barreiras como vidros, portas e até paredes.

Hoje em dia já podemos contar com o novo padrão IEEE 802.11n que é capaz de receber e fornecer dados a uma velocidade bem maior (50 vezes) aos protocolos anteriores (802.11a/b/g), mas que na verdade fica devendo a promessa de velocidade até 540Mbps, pois a maioria dos equipamentos (roteadoers, placas ou cartão PCMCIA) estão preparados para fornecer velocidades de até 300Mbps somente, e mesmo assim ainda não são capazes de fornecer esta velocidade nominal.

Pelos testes realizados no respeitado laboratório da Info, podemos constatar que a velocidade chegou ao simples patamar de 58.1Mbps.

Mas não há motivos para pânico, o teste foi realizado em 2007 e já estamos chegando em 2010 então, logo, logo teremos sem dúvidas equipamentos capazes de cumprir a promessa, atingindo velocidades de pelo menos 300Mbps, um avanço muito significativo na transmissão de dados sem fios (Wireless).
Sobre a tecnologia 3G

É a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel. É baseada na família de normas da União Internacional de Telecomunicações (UIT), no âmbito do Programa Internacional de Telecomunicações Móveis (IMT-2000).
Termos WCDMA, UMTS e HSPA

O termo UMTS é utilizado para descrever uma solução de rede completa, na qual a tecnologia de interface aérea utilizada é o WCDMA (Wideband CDMA). A despeito da diferença, os dois termos têm sido aplicados pelo mercado como sinônimos efetivos.

O termo HSPA é geralmente utilizado para designar os dois estágios seguintes (Rel 5 e 6), que compreendem as tecnologias HSDPA e HSUPA, com as quais se obtêm incrementos significativos de velocidade nos dois sentidos. Assim, todos os termos referem-se a 3G.

Os dispositivos 3G: Modems 3G, Notebooks 3G, Celulares 3G
Fonte: Tecnologia 3G

Atualmente já temos notebooks, netbooks, celulares entre outros dispositivos com as duas tecnologias, tanto a 3G como Wi-Fi.

Outra coisa importante a saber é que a tecnologia 3G, fornecidas pelas operadoras de telefonia móvel (Vivo, Tim, Claro, e Oi), podem não ter uma cobertura na sua cidade/bairro, por isso, antes de adquirir o serviço, é necessário que você veja se a operadora, ou até mesmo a velocidade de conexão banda larga, de fato será uma banda larga.

Meu amigo, aqui no Brasil é complicado uma banda larga 3G, eles prometem velocidades de conexão em HSDPA de até 2.7Mbps, mas só fornecem conexão até 600Kbps que é pouco mas, se você tem esta conectividade no seu 3G, seja de qual for a operadora, fique contente porque há conexões bem piores por aí.

Resumo da ópera: Tecnologia 3G, não é a mesma coisa que serviço de conexão sem fios Wi-Fi (Wireless). Você pode até ter um equipamento com tecnologia 3G que não necessariamente tenha tecnologia Wi-Fi, entendeu? Não? Então deixe um comentário que assim que possível lhe daremos maiores esclarecimentos.

Fonte: http://www.ikaro.net/

Continue Lendo

Sai mais barato Internet sem fio grátis que telecentros

São Paulo Gasta R$500 mil para construir um Telecentro, uma lan house sai por R$100 mil e o Estado do Rio vai gastar 5 milhões com acesso gratuito à internet sem fio, o preço de 10 telecentro paulistas.

O governo do Estado do Rio de Janeiro dispõe de 4,5 milhões de reais para levar acesso gratuito à internet sem fio para o subúrbio da capital, a partir da Avenida Brasil, via com 58km de extensão e que corta 28 bairros da cidade. A rodovia liga, por exemplo, a Baixada Fluminense, ao centro da cidade e à Zona Sul.

“É uma alegria muito grande que o Rio de Janeiro possa se transformar muito rapidamente na cidade da inclusão digital. E o Estado também, com a Baixada Fluminense e o interior. É uma revolução”, afirmou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, nesta sexta-feira (26/06), ao inaugurar o serviço nos bairros de Ipanema e do Leblon, acompanhado do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

Cabral declarou que o Estado será o primeiro totalmente coberto com internet banda larga gratuita. Atualmente, além de Leblon e Ipanema, os moradores de Copacabana, das Favelas Dona Marta e da Cidade de Deus têm acesso à internet banda larga gratuita. Segundo Cabral, em pouco tempo, o serviço será estendido à Rocinha e à Baixada Fluminense.

Na avaliação do governador, o Rio vem fazendo uma revolução silenciosa, ao promover a inclusão digital gratuita. “Hoje as nossas escolas já estão quase todas com acesso gratuito ao serviço da internet banda larga e são ícones de inclusão digital”, disse durante solenidade realizada na Praia de Ipanema, na zona sul da cidade.

A Coordenadoria dos Programas de Pós-Graduação e Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) é responsável pela parte técnica do programa Orla Digital.

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

15% do varejo é influenciado pela Internet

Uma pesquisa realizada pela F/Nazca com o Datafolha apontou que 15% das compras de rua e shopping passam pela internet.

O estudo aponta que 15% dos brasileiros com mais de 16 anos têm o costume de consultar a rede antes de visitar as lojas. Dentro desse grupo, 63% acessam de casa, 60% navegam pelos sites das lojas e 58% assumem que a opinião de outros internautas é importante na decisão de compra.


Outro dado interessante é que 12,6% da população, aproximadamente 16 milhões de pessoas, já adquiriu produtos em lojas virtuais, sendo que a maioria, 72% fizeram de suas residências.

Fabio Fernandes, presidente e diretor de Criação da F/Nazca, afirma que os resultados são uma indicação de que é preciso investir na democratização da internet. “A difusão do acesso, sobretudo doméstico, deixou de ser um argumento meramente cultural para ganhar ainda mais relevância econômica”, disse.

A pesquisa ainda mostra que 83% dos 66 milhões de internautas identificados na pesquisa entram na rede pelo menos uma vez por semana, enquanto que 32% dos usuários acessa todos os dias. A conexão nos lares, no entanto, é realidade apenas de 26% da população.

As estatísticas são baseadas em 2.117 entrevistas em todo o País. Segundo a F/Nazca, o nível de confiança do estudo é de 95%.

Fonte: James Della Valle, de INFO Online

Continue Lendo

Locais de Internet grátis em Niterói

Locais de Internet grátis em Niterói

O acesso à internet, sem-fio e gratuito, já está disponível em alguns locais públicos do Rio de Janeiro: nas orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon; e nos Morros Santa Marta e Cidade de Deus. Também estão nos planos a Rocinha e a Baixada Fluminense. A prefeitura de Niterói estuda a implantação do sistema na orla de Icaraí.

No entanto, há vários comércios que oferecem acesso à internet em suas dependências. No site Wi-Fi Livre você pode consultar e incluir hotspots.

Em Niterói, a maioria dos hotspots são da empresa Vex, o que significa que eles não são gratuitos. De qualquer forma aí vai a lista, caso você seja assinante de um provedor parceiro da Vex (Terra, UOL, aJato, Claro, Oi etc) ou não se importe de jogar fora gastar R$ 25 por um dia de acesso:

* Outback Steakhouse (Plaza Shopping)
* Mc Donald’s (São Francisco, Icaraí, Barcas e Plaza Shopping)
* Hospital de Clinicas de Niterói (R. La Salle, 12)

Fonte: Blog de Niterói

Continue Lendo

Lei para inclusão digital é sancionada em Guarulhos

Lei para inclusão digital é sancionada em Guarulhos.

Foi sancionada pela Prefeitura de Guarulhos lei que cria o Conselho Municipal de Inclusão Digital, que terá como função principal formular políticas públicas voltadas à inclusão digital. “Uma cidade do porte de Guarulhos deve tratar a inclusão digital como política pública. A tecnologia já faz parte da vida em sociedade e é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos cidadãos. A camada menos favorecida da população é justamente a que tem mais dificuldade de acesso à internet e à tecnologia. A inclusão digital é imprescindível para uma maior justiça econômica e social”, afirmou o vereador Zé Luiz (PT/SP), autor da proposta em conjunto com o vereador Alencar (PT/SP).


Segundo Zé Luiz, a lei determina que a política municipal de inclusão digital deve partir do princípio da gratuidade e universalidade do acesso, com a participação social no planejamento, implantação, gestão, avaliação e fiscalização das atividades e uso preferencial do software livre.

pesquisaA lei também destaca a necessidade de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento constantes de novos mecanismos de acessibilidade, assim como a descentralização dos programas, projetos e equipamentos, garantindo prioridade às áreas com maior índice de exclusão social do município e a disseminação da cultura de inclusão digital em toda a administração pública.

A lei cria, ainda, os Conselhos Gestores de Telecentros, com a função de apoiar a implantação das unidades e zelar pelo seu funcionamento.

Fonte: TI Inside

Continue Lendo

Centro Municipal de Cultura em Porto Alegre com Internet sem fio e gratuita

Centro Municipal de Cultura em Porto Alegre com Internet sem fio e gratuita.

Os frequentadores do Centro Municipal de Cultura - CMC (avenida Érico Veríssimo, 307) podem navegar na Internet com sinal gratuito e sem fio (wireless lan) e pesquisar o acervo da Biblioteca Josué Guimarães em computadores. As iniciativas resultam de uma parceria da Secretaria Municipal da Cultura com a Procempa, que equipou com 12 computadores e modernos softwares o espaço de arte digital do Atelier Livre.

O sinal de Internet pode ser captado pelos computadores portáteis (laptops, notebooks e smartphones) no saguão, no bar, na biblioteca e demais dependências do CMC. O visitante não precisará de senhas nem qualquer outro procedimento extra, basta que seu aparelho seja capaz de captar o sinal.

A pesquisa digital do acervo da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães está disponível apenas nos computadores interligados pela rede da prefeitura. O passo seguinte será a disponibilização do serviço via Internet. O programa (software) escolhido é compatível com a importação e exportação de dados para bibliotecas nacionais e estrangeiras, possibilitando múltiplas formas de busca para encontrar o material desejado.

Além desses serviços, o software possibilita a visualização da disponibilidade dos exemplares para empréstimo ou consulta e também reserva e renovação do empréstimo. Foi criado um canal de comunicação entre biblioteca e usuário, possibilitando o envio de recibos de empréstimo e devolução via e-mail, serviços de alerta para devolução e reserva, podendo o usuário também enviar sugestões e comentários, bem como consultar sua situação na biblioteca e ter acesso ao histórico dos seus empréstimos.

fonte: ABN

Continue Lendo

Sorocaba com mais seis pontos de internet grátis em locais públicos

Sorocaba vai ganhar mais seis pontos de internet grátis em locais públicos da cidade. O serviço será disponibilizado pela prefeitura até o final de agosto.

Com o sistema, qualquer pessoa portando um notbook poderá acessar a internet num raio de até 250 metros do ponto irradiador do sinal. Cada ponto de conexão suporta até 64 usuários simultaneamente. Cada usuário tem acesso à rede pelo período de uma hora, podendo o usuário conectar novamente pelo mesmo período.

Os novos pontos serão estes:

Bairro dos Morros
Brigadeiro Tobias
Jardim Ipiranga
Éden
Parque das Águas
Parque dos Espanhóis

Pontos wi-fi no VIVAcidade

Os locais da cidade com acesso livre à internet através de wi-fi (internet via rádio) estão no Site VIVAcidade. Clique no link "Pontos Wi-Fi", na área azul do menu à esquerda. No mesmo local, há instruções de como acessar a rede a partir destes locais públicos da cidade.

O Site VIVAcidade irá incorporar os novos pontos à lista assim que os mesmos começarem a funcionar.

Equipe VIVAcidade

Continue Lendo

Rio será primeiro estado 100% coberto por internet banda larga gratuita

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPsiFRtRRKuKdhgHYKyqlscMnNgcFq5PQFmPtgr9TsMODyNfykhyH50t98ypX_IbXlAAjgw8Jkm1jLxdhjhmdoVVe94FW6gT2OzFRqE8vIl7zg6C7ZwCGuc2JmyHWj7GSICv6ARdqdew/s400/Cristo+Redentor+-+01.jpg

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que o estado será o primeiro totalmente coberto com internet banda larga gratuita, ao inaugurar o serviço nos bairros de Ipanema e do Leblon, acompanhado do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.


Os moradores de Copacabana, da Favela Dona Marta e da Cidade de Deus já tinham acesso à internet banda larga gratuita. Segundo Cabral, em pouco tempo, o serviço será estendido à Rocinha e à Baixada Fluminense.

Na avaliação do governador, o Rio vem fazendo uma revolução silenciosa, ao promover a inclusão digital gratuita. “Hoje as nossas escolas já estão quase todas com acesso gratuito ao serviço da internet banda larga e são ícones de inclusão digital”, disse durante solenidade realizada na Praia de Ipanema, na zona sul da cidade.

Segundo Cabral, o governo fluminense já dispõe dos R$ 4,5 milhões necessários para levar o serviço gratuito ao subúrbio a partir da Avenida Brasil, abrangendo todas as comunidades adjacentes.

“É uma alegria muito grande que o Rio de Janeiro possa se transformar muito rapidamente na cidade da inclusão digital. E o estado também, com a Baixada Fluminense e o interior. É uma revolução.”

A Coordenadoria dos Programas de Pós-Graduação e Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) é responsável pela parte técnica do programa Orla Digital.

Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br

Continue Lendo

Chaveiro detector redes WiFi


Chaveiro detector redes WiFi.
Foi-se o tempo em que para fazer Warchalking era preciso sair por ae com notebook e anteninha feita a base de embalagem de Pringles.

Já vi alguns bonés e até camisetas que conseguem detectar sinal WiFi. Agora eu fico sabendo que tem um chaverinho bem baratinho que também tem essa funcionalidade.
fonte: http://www.pontogeek.com.br/

Continue Lendo

Em Madre de Deus, Bahia internet gratuita é realidade

Em Madre de Deus, Bahia internet gratuita é realidade
O município de Madre de Deus já pode contar com serviço de Internet gratuito, que deve priorizar a pesquisa, a educação e a comunicação. O acesso a internet é através do sistema wireless (Internet sem fio), sendo que o usuário deve possuir equipamentos com esse dispositivo ou adquirir um adaptador.

A estimativa é que a cobertura seja total até o final do ano. Neste primeiro momento a rede estará disponível na Praça Pedro Gomes e nas ruas 1º de Maio, 13 de Junho, Santa Rita, da Mangueira, da Intendência e Deijair Pinheiro, no Auto do Santo Antônio e da Matriz, na Orla e na Travessa 2 de Julho.

Para utilizar o serviço, o usuário precisa se cadastrar, enviando um e-mail para madredigital@madrededeus.ba.gov.br, informando nome e endereço completo, o tipo de equipamento que vai usar para acessar a rede, telefone e e-mail. Após esse cadastro será disponibilizado um login e senha de acesso.

Fonte: UPB Informe.

Continue Lendo

Shopping de Sorocaba tem internet grátis

Shopping de Sorocaba tem internet grátis
Em Sorocaba, desde junho, o acesso à banda larga dentro do Esplanada Shopping é gratuito. O acesso à internet pela rede Wi-Fi pode ser feito diariamente na Praça de Alimentação das 10h às 22h.

O Esplanada Shopping vem se adequando à realidade de Sorocaba que possui vários pontos de acesso gratuito à internet para a população, como a pista de caminhada do Parque parque Carlos Alberto de Souza, no bairro Campolim.

Esta ação facilita não apenas a vida de quem busca no Esplanada um ponto de encontro para reuniões de negócios, mas contribui para aumentar o acesso digital para a população da região.

Fonte: Esplanada Shopping

Continue Lendo

Internet gratuita em ônibus na Irlanda

A Irlanda está virando um benchmark na oferta de conexão sem fio dentro dos ônibus. Cada vez mais companhias estão instalando o sistema para os passageiros – e sem cobrar nada.

O sinal chega ao ônibus por 3G (algumas empresas usam cartões de duas operadoras para garantir) e é distribuído por um roteador. Uma matéria do The Post.IE mostra o que anda acontecendo por lá.

Segundo a reportagem, a maior empresa de ônibus privada no país, a JJ Kavanagh & Sons, já oferece Wi-Fi em toda a sua frota. E os concorrentes estão se mexendo. A Mattews Coaches, por exemplo, tem Wi-Fi em 23 dos seus ônibus. Em dois meses, o sistema foi usado 5.160 vezes, por 1.154 pessoas.

Em média, as conexões têm velocidade nominal de 3,6 Mbps (algumas são de 7,2 Mbps). Na prática, a velocidade fica entre 1 e 2 Mbps. Segundo o The Post.IE a ideia é que cada roteador suporte 10 usuários, cerca de 10% da capacidade do ônibus.

Fonte: Blog do Mesquita

Continue Lendo

Motorola reduz preço de produtos em 20%

Fabricante deu início à fabricação de equipamentos de banda larga sem fio em sua unidade no interior de São Paulo.
A produção de equipamentos de banda larga sem fio no Brasil traz uma redução de custos da ordem de 20%, de acordo com o vice-presidente de Governo & Empresas da Motorola para o Brasil e Cone Sul, Eduardo Stéfano.


A companhia norte-americana deu início, em junho, à produção de soluções de banda larga sem fio com tecnologia ponto-a-ponto e ponto-multiponto em sua planta de Jaguariúna (SP). Os produtos são utilizados em projetos de cidades digitais e por corporações e em operadoras de telefonia.

Outro benefício trazido pela produção local é a redução do prazo de entrega do equipamento para o distribuidor, que cai, em média, de 20 dias a 30 dias. O processo de pós-venda também melhora, uma vez que a empresa passa a prestar assistência técnica no Brasil.

Em junho, a Motorola produziu 5 mil equipamentos do tipo no Brasil - meta estimada para o primeiro mês de fabricação local. Embora a empresa não informe a estimativa anual de produção, Stéfano diz que a Motorola quer atingir 20% de market share no mercado de conexões móveis à internet, estimado atualmente em 2 milhões de acessos.

"A fabricação local é um facilitador para que esses projetos sejam desenvolvidos", afirma o executivo, referindo-se a iniciativas de cidades digitais como a realizada em Macaé (RJ), que investiu 500 mil reais em um projeto do tipo.

A produção na fábrica de Jaguariúna também será destinada à exportação para o Mercosul. O primeiro país em foco é a Argentina, que receberá os equipamentos a partir do terceiro trimestre. Na sequência, a empresa levará os produtos para o mercado chileno.

Fonte: Fabiana Monte, editora-assistente do COMPUTERWORLD

Continue Lendo

WiFi - Rio de Janeiro e sua Internet sem fio Grátis

WiFi - Rio de Janeiro e sua Internet sem fio Grátis

Assita a essa reportagem da Rede Globo sobre as vantagens da nternet sem fio grátis no Rio de Janeiro.



Continue Lendo

Melhore o sinal wireless

Construir uma antena caseira para Internet sem fio (wireless) e simples e barato, uma antena externa permite amplificar o sinal e melhorar a qualidade da conexão.



Continue Lendo

Ministério Público Federal pede que Telefônica aceite cancelamento do Speedy sem multa

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) pediu hoje que a Telefônica aceite o cancelamento do serviço de banda larga Speedy, por parte de suas clientes, sem que seja necessário pagar a rescisão prevista em cláusula de fidelização. O pedido foi encaminhado à empresa e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que têm dez dias úteis para responder, após o recebimento da notificação.


O procurador da República Marcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da recomendação, entende que a empresa "não pode querer impor o prejuízo da sua má prestação de serviços aos consumidores". "O contrato de longa duração só é justo se mantida a qualidade do serviço por todo o período prestado", avaliou Schusterschitz.

Segundo MPF-SP, o serviço da Telefônica "vem apresentando reiteradas falhas, interrupções e lentidões no acesso à internet". O órgão diz ainda que o "serviço de atendimento ao consumidor apresenta demora".

O MPF-SP também quer que a empresa não coloque o nome de clientes no cadastro de restrição de créditos, por débitos gerados a partir de abril deste ano, enquanto a Anatel não permitir a retomada das vendas do Speedy.

Fonte: Valor Online



Continue Lendo

O futuro chega primeiro no interior

Na realidade pontuada pela produção de café, soja, frango de corte e laranja, a pequena Pitangueiras, no norte paranaense, vai incluir também o computador e a internet. O projeto, liderado pessoalmente pelo prefeito Cristovon Ripol, foi inaugurado em junho e pretende levar internet gratuita para todos os cidadãos da cidade. O requisito: estar com os tributos em dia.

Emancipada do município de Rolândia em 1993, Pitangueiras, a 60 quilômetros de Londrina, tem exíguos 3 mil habitantes que vivem praticamente da atividade agrícola. "Temos a maior produtividade de café do Brasil: 34 sacas beneficiadas por hectare. O Cerrado mineiro, mesmo com irrigação, rende 28 sacas por hectare", orgulha-se o prefeito, engenheiro agrônomo, que está tentando modernizar a cidade desde que assumiu a gestão, no início de 2009.

O projeto de Cidade Digital inclui levar sinal sem fio com tecnologia WiFi, por meio de cinco torres, a todo o centro urbano e a três comunidades rurais. "Chegará a 80% de todo o território de nosso município e 90% da população", resume Ripol. Uma torre de 12 metros iluminará todo o centro; uma torre de 15 metros levará internet a três Vilas Rurais [Vila Rural é um programa do governo estadual que proporciona assentamentos a famílias rurais; atualmente são 450 Vilas Rurais no Paraná]; duas torres de 25 metros distribuem o sinal pelos bairros.

A quinta torre usa o topo da igreja para se sustentar e vai ajudar a espalhar o sinal pelo centro. "Teremos as primeiras Vilas Rurais digitais do Estado", anima-se o prefeito. "As pessoas carentes e os boias-frias terão acesso à internet gratuitamente", completa.

Para navegar na web, a pessoa terá que se cadastrar na prefeitura e ter um computador com modem ou antena de conexão sem fio. Uma lei municipal foi criada estipulando regras para uso do novo serviço. O cadastramento será feito em nome das crianças estudantes da rede pública de ensino. Assim, a internet fica caracterizada como ferramenta de estudo, mas pode ser usada por todas as pessoas da casa.

Estima-se que haverá 300 usuários cadastrados. O sistema limitará o número e/ou a velocidade dos downloads, dando preferência a quem quiser simplesmente navegar. Quem não tem laptop ou computador já com placa de acesso sem fio, terá que comprá-la, sendo este o "único custo que a pessoa terá", afirma o prefeito.

A infraestrutura está sendo operada por uma empresa, escolhida por meio de licitação. As torres foram compradas pelo município; o restante dos equipamentos é da própria empresa. "Se fôssemos comprar esses equipamentos, calculo que gastaríamos R$ 50 mil", diz Ripol, explicando a escolha de contratar pelo serviço completo.

A prefeitura gastará R$ 4.500 mensalmente para pagar a empresa e a banda de 2 Mbps de internet. Antes, contratando o serviço de internet da concessionária de telecomunicações para uso somente no prédio da prefeitura, eram gastos R$ 1.500.

Os sistemas municipais administrativos, de tributação e de contabilidade serão gerenciados de forma centralizada. A prefeitura terá condições de saber o que está sendo acessado pelos funcionários presentes no prédio. As escolas estaduais (uma) e municipais (três) serão das primeiras a receber o sinal, inclusive para uso em suas aulas de informática.

Fonte: Convergência Digital Maria Eduarda Mattar - Guia das Cidades Digitais


Continue Lendo

Cuidados ao contratar internet banda larga

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD7hQGEzFX6AM3hydPt3DOEjgIBwSOr03SZ2vPdQPEfnCBT1ttOhWcTOvikNOKxXWKrj2Y0MG2mNu5Rl9Ix5HGtZj6vr2CrZ-28yZrD46YVCAMSQb4xbzkbtTOIyylTcFyJqJbYjy98hA/s400/banda-larga.jpg
Na hora de contratar um serviço de internet banda larga, é necessário tomar algumas precauções para evitar possíveis transtornos. Primeiramente, o consumidor deve avaliar se a empresa tem condições técnicas de instalar o serviço na região onde mora, antes de fechar um acordo com a operadora banda larga. Segundo Estela Guerrini, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec), é obrigação da empresa informar se há disponibilidade de banda larga na região solicitada pelo cliente.

“A culpa é da empresa, e não do consumidor. Se o serviço não é bem prestado, a empresa está deixando de cumprir a sua parte”, afirmou Guerrini. Para o Idec, as cláusulas que determinam o pagamento de multa por quebra de contrato pode ser ilegal em alguns casos. “Segundo resolução da Anatel, essa multa não pode existir para a banda larga, mas apenas para a TV por assinatura”, afirmou a advogada.


O consumidor que desejar saber quais operadoras prestam serviço em sua cidade pode acessar o Relatório de Prestadores com Acessos em Serviço no Município, no site da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e procurar por tecnologia xDSL na região desejada.

Maria Inês Dolci, coordenadora da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), aconselha que os consumidores peçam à empresa um documento por escrito, informando se há disponibilidade do serviço na região.

A Pro Teste também orienta que os clientes façam protocolos de reclamação em caso de falhas na prestação de serviço, para evitar a cobrança de multa caso o consumidor queira desistir do serviço. “Com base nas várias falhas relatadas e com os protocolos de reclamação, o consumidor pode desistir do serviço sem ter que pagar pela multa de fidelização”, afirmou Dolci.

Caso a empresa não informe o cliente em relação à impossibilidade de instalar a internet banda larga em sua região, o consumidor tem o direito de rescindir o contrato sem ônus. O Idec informa que problemas com a indisponibilidade do serviço são comuns, principalmente no caso de internet 3G, e que o consumidor pode recorrer às instituições de defesa do consumidor.

O Idec e a Pro Teste orientam que o consumidor procure fazer uma reclamação por escrito, explicando à operadora os problemas enfrentados e estabelecendo um prazo de 10 dias para que a empresa solucione as falhas. Caso o consumidor opte por enviar uma carta pelo correio, é aconselhável que peça um aviso de recebimento, para provar que as reclamações chegaram à prestadora.

Pacotes "Combo"


Segundo o Idec, a contratação de serviços integrados – como internet, telefone e TV por assinatura – pode oferecer benefícios ao cliente, já que essa opção geralmente oferece preços mais baixos. No entanto, Guerrini alerta que é necessário estar atento às regras de cada serviço oferecido, e ler atentamente as condições do contrato.

A Pro Teste fornece orientações semelhantes, e aconselha cautela aos clientes antes de escolher um pacote. “Tudo depende da necessidade do consumidor. É necessário analisar as facilidades oferecidas e ter todas as informações para fazer a escolha adequada e analisar o custo-benefício e se o consumidor realmente vai utilizar todos os serviços oferecidos”, disse Dolci.

Fonte: Gianvitor Dias, da Redação BAND.COM.BR

Continue Lendo

Acesso a banda larga eleva PIB do país

Um relatório do Banco Mundial afirma que facilitar o acesso a serviços móveis de internet e telefonia permite o desenvolvimento em todos os níveis da economia e da sociedade.

Segundo o relatório, cada aumento de dez pontos percentuais nas conexões de internet de banda larga de um país corresponde a um crescimento adicional de 1,3 ponto percentual no Produto Interno Bruto (PIB).

"O acesso à banda larga completa o fundamento em termos de informação para uma economia moderna e deve ser prioridade nos planos de desenvolvimento nacionais" afirmou a vice-presidente do Banco Mundial para Desenvolvimento Sustentável, Katherine Sierra.


O estudo mostra como a mobilidade do acesso à informação já é uma realidade em muitos países e como os emergentes, em especial, terão um papel no futuro desse processo.

Celulares


Segundo o Banco Mundial, "praticamente todos os novos consumidores de tecnologias móveis virão dos países em desenvolvimento".

Até o fim do ano passado o mundo já contava com quatro bilhões de telefones celulares – três bilhões nos países em desenvolvimento. Em 2000, a participação desses consumidores no total de consumidores de celulares era de 30%.

Entre 2000 e 2007, a velocidade de acesso per capita à internet na América Latina pulou de 8 bps para 1.250 bps.

O relatório elogia iniciativas de governos como o do Brasil, Gana e Índia, que oferecem serviços online e assim se tornam "mais eficientes, transparentes e dinâmicos".

Além disso, no Chile a convergência de mídias já é uma realidade, com cerca de 60% dos 853 mil assinantes do serviço de TV a cabo da empresa VTR usando também serviços de telefone e Internet – o que elevou a receita da empresa em 44% entre 2005 e 2007.

Segundo o estudo, apenas 15% do mercado potencial global para serviços de tecnologia da informação está sendo explorado. Em 2007, esse mercado representou quase US$ 500 bilhões.

Para a economista que editou o estudo, Christine Zhen-Wei Qiang, os dados mostram que o setor de tecnologia da informação representa uma oportunidade tanto para o setor privado quanto para o governo, e deve ser incentivado.

"Os governos devem incentivar ativamente o desenvolvimento de serviços locais de indústrias de tecnologia da informação, por meio de políticas e incentivos dirigidos a empreendedores e o setor privado, e por meio de investimentos em qualificação e infraestrutura."

Fonte: BBC Brasil - Ag Estado

Continue Lendo

Brasil na idade da pedra e o mundo já se prepara para banda larga sem fio

Que tal poder salvar um vídeo do YouTube em poucos segundos? Ou baixar da internet para o seu PC ou laptop o conteúdo inteiro de um DVD (4,7 gigabytes) em apenas oito minutos? Pois é isso o que promete a próxima geração de telefonia celular (a 4G) ou, melhor dizendo, de banda larga sem fio. Então guarde bem essas três letras: LTE (evolução a longo prazo, na sigla em inglês). É nessa tecnologia - que na sua instalação mais possante pode alcançar incríveis 100 megabits por segundo - que os maiores fabricantes do mundo estão apostado para o futuro da conexão internet de alta velocidade.



No evento LTE e Mercado, que aconteceu em Brasília, na semana passada, era impressionante observar o consenso em todas as apresentações sobre a tecnologia, numa indústria que já se viu, há poucos anos, dividida entre vários e confusos padrões. Agora, não: todos estão de acordo com a União Internacional de Telecomunicações, que definiu como a LTE deve ser. A tecnologia está pronta e nada menos que 30 operadoras de telefonia internacionais estão se preparando para lançar, no primeiro ou segundo trimestre do ano que vem, suas primeiras redes de internet sem fio de quarta geração. A corrida já começou, e nela há operadoras do mundo todo: Estados Unidos, Canadá, Suécia, Alemanha, Itália, França, Irlanda, China, Coreia do Sul, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Filipinas.

A Qualcomm e a Nokia-Siemens já anunciaram para 2010 o lançamento lá fora de aparelhos comerciais de alta velocidade sem fio (inicialmente, modems). Segundo Paulo Breviglieri, diretor-geral da Qualcomm no Brasil, ela tem até um protótipo, um modem USB que serve para testar a capacidade da tecnologia de operar junto com outras. A propósito, ela foi projetada para se combinar com tudo que já existe hoje. Trocando em miúdos, numa rede de quarta geração, se o usuário estiver em alguma área difícil com seu celular ou notebook, poderá continuar conectado com tecnologias anteriores (menos velozes, claro) sem perder o sinal.

Mas você há de se perguntar: que diabos tenho eu a ver com isso se as operadoras no Brasil mal conseguem fazer um bom trabalho na terceira geração, haja vista as frequentes queixas dos usuários quanto à qualidade do serviço delas? Sem dúvida, aqui no Brasil a máxima "botar o carro na frente dos bois" é uma constante. Mas, desta vez, o entusiasmo e o alerta dos fabricantes - em parte, o evento em Brasília visou à conscientização do governo federal, em especial a Anatel - parecem justificados.

Diante do tempo cada vez menor na adoção de novas tecnologias a cada vez que uma aparece, as empresas estão preocupadas: se o Brasil demorar demais a licitar a frequência adequada para a 4G (a de 2,5GHz) podemos perder um tempo precioso. As previsões mais otimistas no evento eram que essa licitação só ocorreria daqui a três anos. E isso atrasaria todo o resto, impedindo que os aparelhos 4G funcionem no país.

Sem entrar em tecnologês, o resumo da questão é o seguinte: como a indústria está de acordo em relação ao LTE, ele tem tudo para virar uma tecnologia de massa mundial e, assim, baratear rapidamente. Por isso seria importante o Brasil entrar logo na corrida.

- Perdemos um tempo enorme até chegar à terceira geração, e não queremos perdê-lo de novo - disse Mário Baumgarten, diretor de relações corporativas da Nokia-Siemens Networks para a América Latina.

A empresa, aliás, montou uma demonstração da tecnologia, exibindo downloads velocíssimos em dois notebooks e comparando a conexão com outras redes.

Os representantes do governo no evento se mostraram reticentes. O secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, apesar de reconhecer que o grande potencial da 4G, defendeu que o governo e as agências devem ser neutros tecnologicamente.

Para Gustavo Jaramilo, diretor de tecnologia da Nokia Brasil, o mais importante é jamais se esquecer de nós, simples usuários.

- A experiência deles tem que ser a melhor e a mais barata possível.

Fonte: André Machado - G1

Continue Lendo